Governador diz que população deve denunciar possíveis excessos da PM e que busca fortalecer assistência psicológica

No dia em que a Polícia Militar da Bahia completa 197 anos, o governador Rui Costa declarou que uma de suas metas de governo foi buscar uniformizar o padrão de atuação dentro da instituição e também da Polícia Civil.

Segundo o governador, a população deve denunciar ainda de que forma anônima qualquer excesso praticado pela Polícia Militar, a fim de que os culpados passem por uma requalificação.

“Não é fácil uniformizar uma instituição que tem 30 mil homens, que vieram de formações familiares diferentes, religiosas e educacionais diferentes, e às vezes você tem que treinar e capacitar muito essas pessoas para que eles tenham um padrão. O que eu peço sempre é que as pessoas registrem no anonimato sua queixa, pois isso vai identificando aqueles profissionais que precisam passar por uma reciclagem de treinamento e por isso todos eles carregam uma identificação na farda. Isso não significa punir, e sim colocar de novo num treinamento, em curso de capacitação para que ele possa tratar bem à população e agir sempre com respeito a todos, mesmo aqueles que eventualmente que cometeram um crime, e o governo use a medida de força adequada para cada situação”, declarou o governador Rui Costa.

Ainda de acordo com o gestor estadual, o governo do estado ao longo dos anos tem buscado fortalecer a assistência psicológica aos policiais, a fim de evitar que levem seus problemas pessoais para as ruas durante o serviço.

“Não é fácil, mas é uma das nossas metas e o que eu mais cobro. E nós montamos ao longo dos anos uma estrutura dentro das instituições para dar assistência psicológica a muitas pessoas, pois já tivemos suicídios dentro da PM. Temos que treinar essas pessoas para que elas deixem seus problemas pessoais em casa e não levem para a rua. Mas pra isso a gente reforçou dentro da polícia a assistência social, a assistência psicológica, com analistas, psicólogos, atendendo aquelas pessoas que a gente consegue identificar para evitar suicídios e também machucar os outros”, completou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui