Companhia Independente de Polícia de Guarda inaugura nova sede em Feira de Santana

Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (18), a nova sede da Companhia Independente de Polícia de Guarda, localizada na Rua Olney São Paulo, bairro Aviário, ao lado do Conjunto Penal de Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A solenidade de entrega das novas instalações contou com a presença de autoridades como o prefeito Colbert Martins, o vereador Silvio Dias e o juiz Fábio Falcão, como também os coronéis da reserva, ex-comandantes do CPRL, Adelmário Xavier, Luziel Andrade, além do Secretário de Administração e Ressocialização Penitenciária, Nestor Duarte.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com o Tenente Coronel Lucio José, da Companhia Independente da Polícia de Guarda, a Companhia de Guarda é voltada para segurança perimetral dos presídios da região leste, no caso Feira de Santana e Serrinha, além das escoltas para a Justiça, a guarda dos hospitais e de menores.

“A ideia da companhia é oferecer a tranquilidade para que os internos possam cumprir suas penas e a sociedade estar mais tranquila. Além da gente ocupar as guaritas, fazemos as rondas para coibir qualquer tipo de ação, tanto para a fuga quanto de marginais que ficam em torno do presídio e que queiram fazer algum tipo de ação delituosa. E nos hospitais fazemos a proteção por conta da frequência constante de pessoas”, explicou o tenente coronel.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ele ressaltou que com esse investimento da Polícia Militar, foi possível fazer uma sede maior e mais funcional, com sistema de câmeras em todo o perímetro e um grupo de atuação mais constante. “Hoje possuímos um grupo de intervenção para situações de emergência, em caso de rebelião, como também as buscas dentro do presídio em apoio à Polícia Penal. E hoje temos um efetivo que atende nossas necessidades.”

Para o Comandante Geral da PM da Bahia, coronel Paulo Coutinho, o sistema prisional tem uma grande complexidade, mas conta com o apoio da Polícia Militar, em perfeita sintonia com a Secretaria de Administração Penitenciária. “Nós temos hoje, com essa inauguração, uma mensagem bem clara, aliando a capacitação com a tecnologia, para cada dia mais o sistema prisional estar controlado.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Câmeras em viaturas e fardamentos

O comandante geral falou ainda sobre o projeto do governador Rui Costa de instalar câmeras nos fardamentos e viaturas da Polícia da Militar da Bahia. Segundo ele, essa ação deve trazer mais transparência para o trabalho da polícia.

“Nós temos plena ciência que vai ser muito bom para a segurança pública, sobretudo por trazer a transparência. Em breve viremos com um projeto piloto na capital e depois no interior do estado. O objetivo é dar transparência às ações da segurança pública”, explicou.

Em relação aos 261 homicídios que já foram registrados este ano em Feira de Santana, o coronel Paulo Coutinho salientou que essa é uma realidade de todo o país, que a polícia vem buscando combater.

“Infelizmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) são uma realidade brasileira e Feira de Santana não foge dessa tônica. Temos tido uma política de segurança com o objetivo de preveni-los e contê-los. Temos feito o possível”, resumiu.

Denúncias

O comandante geral da PM também foi questionado acerca das denúncias de que estaria faltando combustível para as viaturas da polícia em Feira de Santana.

Ele negou e afirmou que o estado proporciona todo o aparato que é necessário para o cumprimento das ações. “Isso não existe, o governo do estado proporciona toda a estrutura para cobrir o policiamento preventivo através de motocicletas e viatura quatro rodas.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui