Dois presos fogem do Conjunto Penal na madrugada desta segunda (14)

Os detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana, Wellington Cleiton dos Anjos de 31 e Anderson Melo Machado de 25 anos, que cumprem pena por roubo, fugiram da unidade na madrugada desta segunda-feira (14), utilizando uma corda feita com lençóis para pular o muro.

O capitão Allan Araújo, diretor do Conjunto Penal, contou ao Acorda Cidade que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Civil e Polícia Militar estão trabalhando com todos os esforços para recapturá-los, deu mais detalhes como a fuga aconteceu e sobre o comportamento dos presos.

Segundo ele, os internos estavam no pavilhão sanitário, setor onde ficam os presos com suspeitos de covid-19 e fugiram por volta de 1h30 da madrugada.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Eles foram colocados lá no dia 10, por estarem sintomáticos. Estamos avaliando e investigando os motivos e como se deu essa fuga. Eles conseguiram sair da cela, utilizando inclusive alguns lençóis para conseguirem pular o muro. A Polícia Militar conseguiu fazer esse registro com imagens e já acionamos todas as forças policiais. Esperamos que nas próximas horas e nos próximos dias a gente pode recapturar esses dois indivíduos que são da cidade, foram presos por roubo e certamente serão recapturados”, salientou.

Ele informou que Wellington Cleiton dos Anjos, chegou ao Conjunto Penal em abril e 2016 e Anderson Melo Machado em fevereiro de 2015. De acordo com Allan Araújo, não há muitos relatos de indisciplina por parte destes internos.

“Tanto é que o nível de segurança que foi estabelecido no setor de isolamento para os sintomáticos da Covid foi um nível de segurança razoável. Não houve nenhuma observação de presos de alta periculosidade, por isso que talvez tenha facilitado. Nós esperamos que eles sejam rapidamente trazidos ao convívio do Conjunto Penal que é onde eles devem permanecer. São presos do regime fechado, precisam cumprir sua pena e voltar a sociedade após o cumprimento dessa pena. Não é aceitável eles saírem desse processo de reconstrução de suas vidas sem o cumprimento da devida pena”, acrescentou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O diretor do presídio afirmou que está sendo aberta uma apuração, uma sindicância que resultará em um processo administrativo indisciplinar interno, relacionado a fuga.

Ele comentou que as visitas de familiares aos internos continuam suspensas em virtude da pandemia.
“As visitas estão suspensas e este é ponto negativo. Sabemos que o contato dos familiares com os internos é algo muito positivo para o processo de reconstrução da vida das pessoas privadas de liberdade e esperamos retornar o quanto antes essa rotina de visitação”, concluiu.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui