Secretário declara que vai dialogar com policiais penais de Feira e que visitas em presídios retornam com plano de ação

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Rachel Pinto

O secretário estadual de administração penitenciária e ressocialização, Nestor Duarte, esteve na manhã de segunda-feira (19) em Feira de Santana para dar início a um curso de qualificação de policiais penais de Ilheús, Jequié, Juazeiro, Feira e Santana e Paulo Afonso, no 1º Batalhão de Ensino e Instrução da Polícia Militar (1º Beic) e declarou que irá dialogar com os policiais penais do Conjunto Penal para acertar sobre as insatisfações da categoria. Ele comentou também que as visitas em todos os presídios da Bahia retornam a partir de hoje, mediante um plano de ação.

O secretário informou que o curso de qualificação irá realizar treinamentos para a utilização de armamentos, e técnicas de gestão prisional.

“Esses cursos são muito importantes para a capacitação dos policias penais que fazem parte do sistema de defesa social junto com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, a Polícia Técnica e cuidam dos presídios de todo o estado da Bahia”, comentou.

Paralisações suspensas no Conjunto Penal de Feira de Santana

Nestor Duarte afirmou que irá dialogar com o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinpesb) para consertar o que precisa ser consertado no presídio de Feira e na opinião dele, a paralisação dos policiais penais foi uma forma da categoria chamar a atenção para alguns problemas que podem ser resolvidos através do diálogo.

“Eu vi a pauta e vou responder formalmente. Houve uma decisão judicial determinando a não paralisação e a multa pela paralisação. Por ser uma polícia penal é proibida a greve. Mas, a greve não foi uma coisa de conflito, foi uma forma da categoria chamar a atenção para algumas coisas e nós temos conversado com Reivon Pimentel que é o presidente do Sinpesb e temos um bom diálogo com ele e com toda a categoria. Mas, vamos sentar, discutir e encontrar um caminho pelo diálogo. Porque a categoria é reconhecida em todo o estado, é capacitada, com equipamentos, unidades boas para trabalhar. Algumas coisas que no decorrer da caminhada surjam, nós vamos examinar esses assuntos e toda essa pauta de reivindicações e vamos encontrar um denominador comum”, frisou.

Retorno das visitas nos presídios

O secretário Nestor Duarte relatou que neste mês de outubro, as unidades prisionais da Bahia completam sete meses sem visitas sociais e a suspensão dessa atividade foi uma forma de prevenir da contaminação da covid-19, servidores penais, internos e familiares. Ele considerou o trabalho de prevenção durante a pandemia como uma ação de sucesso e destacou que não houve grandes problemas, De acordo com ele, as unidades penais seguiram todos os protocolos sanitários e através de decisões judiciais presos que estavam o regime semi-aberto, foram transferidos para a prisão domiciliar, bem como presos com comorbidades e idosos também foram liberados.

“Com isso, demos uma esvaziada no sistema e quem poderia ter risco foi para casa. Hoje temos uma situação tranquila. Fizemos um trabalho de limpeza em todas as unidades e compramos remédios para que todos que tivessem sintomas fizessem um tratamento. Fizemos em Feira de Santana um módulo de isolamento. Vamos permitir o retorno das visitas na forma de um plano que está feito há mais de 60 dias, é a etapa quatro do plano que vai de hoje (19) até 23 de outubro. Vamos iniciar as visitas, parar 15 dias, ver o que aconteceu. Aí a partir disso reiniciaremos mais uma semana de visitas, se tudo der certo e aí vamos flexibilizando”, explicou.

As visitas no Conjunto Penal de Feira de Santana, conforme informou o diretor da unidade, o capitão Allan Araújo, iniciarão nesta quinta-feira (22) e prosseguirão também na sexta-feira (23).

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui